Holanda. Uma notícia ruim e outra boa. Hoje, Earth Day.
(A ruim) O último dia 12 de abril representou o Dutch Overshoot Day, o dia em que os holandeses exauriram sua fração da biocapacidade global disponível para o ano todo. Em outras palavras, se todos na Terra vivessem como a Holanda, seriam necessários 3,6 Terras. Essa superexploração do planeta está na raiz da crise climática, da biodiversidade e da super-emissão de gases. Leia mais aqui (material incrível).
(A boa) Dois dia depois, na última sexta-feira, a Dutch Emission Authority (Nederlandse Emissieautoriteit – NEa) informou que a quantidade de dióxido de carbono CO2 descarregado por grandes empresas industriais holandesas teve seu maior declínio em 15 anos. As emissões totais de todas as empresas que se enquadram no sistema europeu de comércio de emissões caíram 7,6%. As emissões totais de CO2 em 2022 totalizaram 68,5 milhões de toneladas (Mton) 5,6 Mton a menos do que em 2021. E em relação a 2019, antes do COVID, a redução foi ainda mais significativa em torno de 20%.
A NEa tem por missão executar, registrar e fiscalizar o cumprimento das metas de emissão de CO2. As empresas que estão sob a supervisão do NEa devem comprar os direitos de emissão de CO2.
Das 344 instalações industriais abrangidas pelo sistema, 328 registaram emissões de CO2 em 2022. Destas, 23 instalações representam cerca de 80% do total de emissões de CO2 a nível nacional. DOW Chemical, Chemelot e a produtora de fertilizantes Yara foram mencionadas por suas reduções significativas. Você pode baixar aqui um arquivo Excel indicando cada empresa individual e fazer seus próprios cálculos.
Por outro lado, representando cerca de 8% do total, não houve alteração no volume de CO2 emitido pelas quatro termoelétricas a carvão holandesas. Devido ao aumento do preço do gás por causa da crise energética europeia, o limite de emissões de CO2 para usinas a carvão que deveria entrar em vigor em janeiro de 2022 foi adiado. E essas usinas foram autorizadas a permanecer operando em plena capacidade.
Mark Bressers, diretor da NEa disse que "Dado que os preços do gás podem não retornar aos níveis anteriores imediatamente, acredito que isso pode levar a indústria a se tornar ainda mais verde".
Clique na imagem abaixo para um pequeno artigo no Dutchnews e aqui para as informações completas (em holandês).