Hoje é quinta-feira, 04 de julho de 2024.
Verra publicou sua mais nova metodologia Verified Carbon Standard (VCS) VM0049 sobre Captura e Armazenamento de Carbono, um tema de especial interesse para setores de difícil redução de emissões, como cimento, petróleo e o gás natural, e geração de energia.
VM0049 é um framework para atividades de captura e armazenamento de carbono (CCS) baseadas em tecnologia que geram remoções de dióxido de carbono (CO2) e reduções de emissões.
Mais especificamente, esta versão 1.0 é aplicável globalmente a atividades que capturam CO2 diretamente da atmosfera ou de uma instalação fonte, eventualmente seguida de transporte e armazenamento geológico seguro e permanente.
Estes locais de armazenamento subterrâneo permanente significam aquíferos salinos, reservatórios esgotados de petróleo e gás ou pelo processo de mineralização geológica.
De acordo com o press release, complementando o VM0049, a Verra espera adicionar outras três atividades a este primeiro lote de metodologias que abrangem o seu âmbito setorial “Carbon Capture and Storage”:
Captura direta de ar
Transporte de CO2
Armazenamento de CO2 em aquíferos salinos e reservatórios esgotados de petróleo e gás
Você pode monitorar seu status aqui.
E haverá também um segundo lote, que abrangerá a Captura de CO2 da Combustão de Bioenergia, entre outros.
Clique aqui para o press release e na imagem abaixo para a própria metodologia VM0049 de 33 páginas.
Além do texto em si, destacam-se as 17 referências indicadas no final do documento.
Esta metodologia foi desenvolvida pela Verra e pela CCS+ Initiative, grupo composto por 48 empresas. Perspectives Climate Group GmbH e South Pole Carbon Asset Management Ltd. serviram como assessores e consultores ao longo do desenvolvimento desta metodologia.