top of page

CPR Verde: Recursos para o produtor rural brasileiro conservar florestas nativas e seus biomas

Regulamentando pelo Governo brasileiro em 2021 (decreto nº 10.828) a CPR Verde - cédula do produtor rural - cria a possibilidade de agricultores obterem rendimentos por práticas sustentáveis e de conservação de áreas florestais, através de uma commodity adicional.


Com estimativa do governo brasileiro para esse mercado possa atingir cerca de R$ 30 bilhões em quatro anos, a B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, registrou a 1ª CPR Verde em 2022.


Clique na imagem abaixo para ler matéria “Produtor rural passa a ganhar dinheiro por preservar meio ambiente” do jornal digital Poder360, incluindo detalhes de caso na região norte do Mato Grosso, área com cerca de 400 hectares.

O artigo também cita os UCS, Unidade de Crédito de Carbono, produto da metodologia BMV (Brasil Mata Viva) desenvolvida em parceria com a UNESP. Foi a BMV que estruturou o 1ª CPR Verde citado acima.

Sobre essa metodologia, ela apareceu (indiretamente) em nosso post "Pela primeira vez, leilão de imóveis rurais aceitará créditos de carbono como pagamento" . Nos esclarecimentos pré-leilão, questão 5, o Banco do Brasil não aceitou os UCS, preferindo “padrões e termos reconhecidos pelo mercado regulado (MDL … e/ou mercado voluntário …)” e “… cadastrados em plataforma pública como a VERRA … BC Carbon Registry … Markit … que possa comprovar a origem, padrão de certificação e rastreabilidade …”.

Ou seja, processos em estágios bem diferentes em termos de certificação e verificação internacional.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page