Copérnico - matemático e astrônomo polonês do século 16 que primeiro formulou um modelo do Sistema Solar com o Sol em seu centro ao invés da Terra - é também o nome de um componente do programa espacial da União Européia, um programa de observação da Terra, que opera através de seis serviços temáticos: Atmosfera, Mares, Terra, Mudanças Climáticas, Segurança e Emergência. Ele fornece dados operacionais de livre acesso, inclusive de satélites meteorológicos, e serviços aos usuários com informações atualizadas relacionadas ao meio ambiente e às previsões meteorológicas.
E muita coisa de natureza climática está acontecendo na Europa atualmente, como você deve ter visto:
- 4 de janeiro de 2023, as estações de esqui europeias fecham devido à falta de neve (CNN https://edition.cnn.com/travel/article/no-snow-european-ski-resorts-climate/index.html)
- 3 de janeiro de 2023, por que a Europa está passando por uma onda de calor em janeiro? (Euronews https://www.euronews.com/green/2023/01/03/climate-change-why-is-europe-experiencing-a-january-heat-wave)
- 13 de setembro de 2022, as mágicas cavernas de gelo dos Alpes correm o risco de desaparecer em nosso mundo em aquecimento (National Geographic https://www.nationalgeographic.com/magazine/article/the-alps-magical-ice-caves-risk-vanishing-in-our-warming-world-feature)
- 5 de setembro de 2022, as geleiras da Suíça estão se tornando um lugar na primeira fila para a destruição climática (Bloomberg https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-09-05/switzerland-s-glaciers-are-a-front-row-seat-to-climate-destruction)
A Copernicus também emite Boletins Climáticos mensais com destaques sobre a temperatura do ar à superfície, variáveis hidrológicas, monitoramentos regionais e gelo marinho. E um “European State of the Climate” anual, sendo a última edição referente a 2021.
Clique na imagem abaixo para acessar as informações do Copernicus sobre os dados climáticos passados, presentes e futuros da Terra. Está disponível gratuitamente, mediante registo.