Hoje é quinta-feira, 9 de novembro de 2023.
A Presidência da COP-28 UAE Dubai apresenta a 'Net-Zero Transition Charter', incentivando o setor privado a tomar medidas climáticas significativas e a comprometer-se com uma maior transparência e integridade na sua jornada rumo às emissões net-zero.
"Esta Carta serve para encorajar as organizações a assumir compromissos e metas públicas de emissões net zero, sustentadas por alta integridade e qualidade, produzir planos de transição confiáveis e transparentes e publicar relatórios periódicos, precisos, completos e transparentes sobre seu progresso. Para organizações no início da sua jornada para a neutralidade carbônica, esta Carta deverá funcionar como um farol, que ajudará a fornecer orientação sobre as medidas que podem ser tomadas para reforçar a sua posição para assumir compromissos de emissões net zero, críveis e transparentes, baseados na ciência".
Ao assinar a Carta, as organizações comprometem-se a divulgar / relatar:
(1) alinhamento com a meta net zero para 2050 de 1,5 graus e metas provisórias de redução de emissões, de forma científica, crível e transparente;
(2) um plano crível de transição para emissões net zero (antes da COP29 de 2024);
(3) emissões anuais de gases de efeito estufa e progresso no seu compromisso de net zero de emissões e plano de transição;
e (4) dados da redução de emissões e transição.
Além disso, e no prazo de um ano - exceto para aquelas designadas como pequenas ou médias empresas - as empresas devem ter os seus dados de emissões e planos de redução avaliados por um terceiro independente.
Ao comprometerem-se com emissões net zero, as empresas "não só mitigam o risco de exacerbar as desigualdades sociais, mas também promovem a colaboração e parcerias com comunidades, governos e organizações da sociedade civil para garantir que a transição energética seja justa e evite a marginalização".
As empresas que atenderem a todos os critérios exigidos até 15 de novembro de 2023 serão reconhecidas já no site da COP-28.
Clique na imagem abaixo para ler mais sobre os requisitos, baixar as perguntas frequentes, o documento completo e - por fim - inscrever-se na ação.
A versão digital da Carta de Responsabilidade é fornecida pela EY, Parceiro Estratégico de Negócios da Presidência da COP-28.