Hoje é quarta-feira, 18 de outubro de 2023.
Se da Febraban Tech 2022 trouxemos o tema Greencoding como nova fronteira de desenvolvimento de softwares, da edição 2023 trataremos do painel “Quem não mede, não muda: a busca por métricas, indicadores e modelos de governança ESG”.
Segundo a moderadora do painel, Beatriz Secaf, os desafios para traçar estratégias e divulgar informações sobre as questões ambientais, sociais e de governança corporativa é um desafio global. A falta de informações para mensuração de ESG é um obstáculo mundial porque as ferramentas usadas por bancos ainda não conseguem atender a todas as necessidades da agenda de sustentabilidade das instituições financeiras.
Ou seja, não bastando questões culturais e de língua, a dificuldade em entender padrões e interpretar corretamente os dados são desafios para colocar em prática os princípios de ESG.
Não é à toa que os principais padrões de reporte têm buscado sinergia. Há poucos dias comentamos sobre a declaração conjunta entre GRI e o EFRAG, um acordo de alto nível de interoperabilidade alcançado entre as Normas Europeias para Relatórios de Sustentabilidade (ESRS) e as Normas GRI.
Voltando à palestra, para Gladis Ribeiro da International Finance Corporation (IFC), um dos grandes desafios para implementação das práticas de ESG é a qualidade dos dados. “Nas grandes empresas os dados estão espalhados e temos de garantir que as informações coletadas estão corretas”, disse a executiva. No seu ponto de vista, é essencial ter uma boa infraestrutura para coletar e tratar os dados, olhando três frentes: clientes, aspectos sociais e ambientais.
Para não falar sobre o papel do "big-data" e da auditoria interna no ESG. Veja aqui o que a KPMG entende a respeito.
Clique na imagem abaixo - capa de publicação do IBGC já comentada por nós - para vídeo e matéria completa da Febraban Tech, inclusive casos dos bancos Santander (a partir do pioneirismo e experiência do ABN AMRO Real) e Banrisul.
Nos próximos dias teremos mais posts em nossa categoria "Bit-Ambiental". Dentre eles outra palestra da Febraban Tech 2023 sobre tokenização como chave para ampliar acesso a ativos digitais. Créditos de carbono, por exemplo? Acompanhe.