Assunto de alguns dias atrás, que talvez você já tenha visto. Pela importância, Carbon Credit Markets aprofundará um pouco mais. Com cortes de videos para assistir no final de semana.
No último dia 20 de junho, no evento "Diálogo: O Mercado Regulado de Carbono e a Competitividade Industrial" a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou proposta para a implementação de um sistema regulado de comércio de emissões de carbono no Brasil. Os seguintes setores participaram: cimento, siderurgia, alumínio, papel & celulose, químico, vidro, petróleo, gás e elétrico.
“... um mercado de carbono que converse com o ambiente internacional ... com mercados mais maduros e estabelecidos no contexto internacional ... para que a gente possa ter as regras claras e a segurança jurídica necessária para fazer esse mercado funcionar” indicou Davi Bomtempo da CNI.
A base da proposta foi o estudo bilingue "Mercado de Carbono: Análise de Experiências Internacionais" publicado pela CNI em 2021, que comparou a estrutura da governança (imagem abaixo) das iniciativas da União Europeia (EU-ETS), Japão, Coreia do Sul, México, Califórnia e Canadá (Western Climate Initiative). Uma ótima coletânea.
Como o vídeo do evento é longo, selecionamos para nossos leitores alguns "cortes" indo diretamente para apresentações de interesse (seguidas de painéis):
"World Bank: State & Trends of Carbon Pricing 2023" por Joe Pryor (dura 18 min, em inglês com tradução para português)
"Proposta da Indústria para o Mercado Regulado de Carbono no Brasil" por Davi Bomtempo (dura 8 min)
Na proposta, além de um mercado de carbono tipo "cap & trade", são citados assuntos como transição energética, eficiência, renováveis, biocombustíveis, novas tecnologias, hidrogênio, CCS, economia circular, norma ISO, compras públicas sustentáveis, conservação florestal e bioeconomia no Brasil. Além da importância de uma estrutura robusta e eficiente de governança.
De acordo com o estudo de 2021, todos os cinco programas estudados têm um ou mais entes privados em sua estrutura de governança, sendo a função mais frequente a MRV, sigla para Mensuração/Monitoramento, Relato e Verificação.
Clique na imagem abaixo para baixar o ótimo estudo de 2021.
Vale também navegar no portal Indústria Sustentável.