top of page

Cerca de 25 anos antes do esperado pelo IPCC, o limite de aquecimento global de 1,5°C está sendo quebrado este ano de 2024 segundo o Copernicus, da Europa.

Terça-feira, 10 de dezembro de 2024.


“No momento, é efetivamente certo que 2024 será o ano mais quente já registado e mais de 1,5°C acima do nível pré-industrial, de acordo com a ERA5.”


Este anúncio foi feito ontem, 9 de dezembro, pelo Copernicus, programa da União Europeia que monitora o meio-ambiente e o planeta da Terra.



ERA5 é uma análise regular produzida pelo Climate Change Service do Copernicus no European Centre for Medium-Range Weather Forecasts, com estimativas horárias de um grande número de variáveis ​​climáticas atmosféricas, terrestres e oceânicas.


Isso também significa que, além do comunicado sobre a quebra da barreira dos 1,5°C, mais coisas foram anunciadas:


  • Fora da Europa, as temperaturas estiveram acima da média no leste do Canadá e no centro e leste dos EUA, na maior parte do México, Marrocos, noroeste de África, China, Paquistão, na maior parte da Sibéria e na Austrália.


  • As temperaturas estiveram principalmente abaixo da média no oeste dos Estados Unidos, em partes do norte de África, no extremo leste da Rússia e na maior parte da Antártica.


  • A temperatura média da superfície do mar para Novembro de 2024 entre 60°S–60°N foi de 20,58°C, o segundo valor mais elevado registado para o mês, e apenas 0,13°C abaixo de Novembro de 2023.


  • Observaram-se condições mais húmidas do que a média em muitas regiões dos Estados Unidos, em grande parte da Austrália e em grandes regiões da América do Sul, desde a Ásia Central até ao extremo leste da China. Tufões varreram o Pacífico ocidental, causando fortes chuvas e danos, especialmente nas Filipinas.


  • Condições mais secas do que a média foram observadas no sudoeste dos EUA, no México, no Chile e no Brasil, no Horn da África, nas regiões da Ásia Central, no sudeste da China e no sul da África. Várias regiões da América do Norte e do Sul sofreram secas.


  • O gelo marinho do Ártico atingiu a terceira menor extensão mensal em Novembro, 9% abaixo da média.



Clique na imagem abaixo para ler o press release completo do Copernicus.


Importante lembrar que os países desenvolvidos já se preparam para uma Terra muito mais quente.


No início deste ano, informamos que o governo francês estaria considerando os seguintes cenários de temperatura global:



Parece que planos como este se tornarão mais frequentes. E precisarão ser revisados regularmente.


Por último, mas não menos importante, para saber o que você pode fazer sobre tudo isso, confira nossa página com os posts filtráveis por tópicos. É uma questão de ação e lá você pode ler sobre várias soluções e ideias de vanguarda global.



Annual global surface air temperature anomalies (°C) relative to 1850–1900 from 1940 to 2024. The estimate for 2024 is provisional and based on data from January to November. Data source ERA5. Credit Copernicus Climate Change Service /ECMWF.
Annual global surface air temperature anomalies (°C) relative to 1850–1900 from 1940 to 2024. The estimate for 2024 is provisional and based on data from January to November. Data source ERA5. Credit Copernicus Climate Change Service /ECMWF.

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page