🇺🇸 Estados Unidos. Estratégia para o hidrogênio.
Em 5 de junho de 2023, o US Department of Energy (DOE) publicou a Clean Hydrogen Strategy and Roadmap , plano para alcançar produção e ampla utilização de hidrogênio, indicando dentre outros:
níveis de produção, 50 MMT até 2050
custos de produção, de $2/kg em 2026 para $1/kg em 2031
Interessante a seguinte etapa específica de curto prazo: “Demonstrar produção replicável e escalável a partir de energias renováveis, nucleares, fósseis e resíduos com CCS”
Clique aqui para a gravação do webinar de 18 de agosto Inclui os 37 slides da apresentação. Imperdível.
🇵🇹 Portugal. Um centro de lítio para a Europa.
Segundo matéria de 23 de agosto do Jornal Económico, a Aethel Mining estaria em negociações para adquirir a Savannah Resources, proprietária da mina Barroso Lithium em Portugal, o mais importante recurso de espodumênio em rocha dura na Europa Ocidental. Relembre nosso post de 2022.
Há poucos dias, a AMG Critical Materials, anunciou que sua subsidiária brasileira assinou um MoU com o Grupo Lagoa, que opera uma mina de pegmatito em Portugal. Testes de laboratório indicaram viabilidade de concentrar os minerais de lítio contidos no pegmatito para produzir espodumênio de qualidade comercial. Próximos passos são uma planta piloto (80 mil t/ano), mais campanhas geológicas, planta industrial e licenciamento. Clique aqui para o press release.
Em 2022, a Galp (energia) e a Northvolt (baterias) já haviam selecionado Setúbal para construir uma fábrica de processamento de lítio, no valor de €700 milhões. Com início das operações previsto para final de 2025, a unidade será uma das maiores da Europa e terá uma produção anual entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidróxido de lítio para baterias. Setúbal, um dos principais portos de Portugal, fica a 30km de Lisboa. Clique aqui para o press release.