Hoje é sexta-feira, 29 de setembro de 2023.
Esse são os dois maiores países do mundo e respondem juntos por mais de 17% da área da Terra.
Dado o aquecimento global e o fato de ambos localizarem-se próximos ao Pólo Norte, o que estaria então acontecendo com os seus territórios que normalmente ficam (ficavam?) congelados a maior parte do ano?
Obviamente não nos referimos aos efeitos de situações extremas relacionadas à água e temperatura, apesar da frequência crescente, mas sim a eventuais mudanças em termos de terras aráveis, por exemplo.
As vulnerabilidades existem em todos os países, inclusive Canadá e Rússia. E cultivos são particularmente vulneráveis ao stress térmico durante a florada e as altas temperaturas podem levar à redução da produção de leite e ovos.
Vejamos então algumas referências nessa perspectiva das terras aráveis.
Canadá
“A agricultura é um dos setores com maior potencial de crescimento econômico”, segundo o Governo do Canadá, em atualização de julho de 2023.
Recursos abundantes, terra, água. Acesso a mercados internacionais. Forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento. Reputação global como fornecedor confiável e de alta qualidade. Forte administração da terra. Estas são vantagens mencionadas.
O Canadá já é o quinto maior exportador de produtos agroalimentares e frutos do mar do mundo, atrás da União Européia, Estados Unidos, Brasil e China, e exportou para quase 200 países em 2022.
Federação Russa
“O mercado agrícola da Rússia tem um imenso potencial, com 220 milhões de hectares ... e potencial para alimentar 2 bilhões de pessoas, de acordo com a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO).”
Esta é uma citação de março de 2023 no site da International Trade Administration, U.S. Department of Commerce.
Outro site - Centre for Climate Adaptation - atualizado neste mês, acrescenta: "O impacto do aquecimento global na agricultura russa é avaliado como favorável. Já reduziu consideravelmente o número de dias com baixas temperaturas em ameaça às culturas. Em muitas regiões, o período de vegetação aumentou em 5 a 10 dias... no território de Stavropol... a capacidade nominal de colheita de grãos aumentou em 30%".
Em 2019, a Rússia era o maior produtor mundial de cevada; o maior exportador de trigo; o segundo maior produtor de sementes de girassol; o terceiro maior produtor de batata e leite; e o sexto maior produtor de ovos e carne de frango.
Por último clique na imagem abaixo para ver o relatório da FAO de 2023 "The State of Food Security and Nutrition in the World".