top of page

Carbon Credit Markets 2025, 2º briefing semanal. Visão atual dos riscos globais, questões climáticas, exemplos de ações concretas na Ásia e América Latina, situação fundiária da Amazônia e hidrogênio.

Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025.


Semana com conteúdos diversos. Iniciando com uma visão atual dos riscos globais, abordando questões climáticas, exemplos de ações concretas na Ásia e América Latina, a situação fundiária da Amazônia e finalizando com inovações tecnológicas e soluções alternativas, veja como anda nossa sustentabilidade.


Riscos Globais 2025 segundo o Fórum Econômico Mundial: novo relatório revela um cenário global cada vez mais fragmentado, com desafios geopolíticos, ambientais, sociais e tecnológicos crescentes que ameaçam a estabilidade e o progresso. Aqui o relatório World Economic Forum: Global Risks Report 2025.


Terra cada vez mais quente: A temperatura média da Terra ultrapassou 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais pela primeira vez em 2024, destacando a necessidade urgente de ações rigorosas para combater as emissões de carbono. Leia mais em “Earth breaches 1.5 °C climate limit for the first time: what does it mean? - Nature".


Indonésia abre seu mercado de créditos carbono para o mundo: A partir de 20 de janeiro de 2025, compradores estrangeiros poderão negociar unidades de carbono de projetos na Indonésia, destacando o compromisso do país com a redução das emissões de gases de efeito estufa. Leia mais em artigo da Antara News, a agência de noticias da Indonésia.


Chile e créditos de carbono REDD+: país recebe US$ 5,1 milhões do Forest Carbon Partnership Facility (FCPF) do Banco Mundial por reduzir 1,03 milhão de toneladas de emissões de carbono através da gestão sustentável de florestas. Fonte: Chile Receives $5.1 Million for Reducing 1.03 Million Tons of Carbon Emissions - World Bank.


Brasil, Amazônia e Estrangeiros: A Justiça determina que os cartórios extrajudiciais do Amazonas devem enviar informações dos últimos dois anos sobre aquisições de terras por estrangeiros. Além disso, um estudo indicou que mais de 25 milhões de hectares da Amazônia estão ocupados irregularmente. Leia mais no portal Vocativo e não se esqueça dos serviços de nosso novo portal de diligências documentais, Busca Global https://www.busca.global


Hidrogênio, BMW e Toyota: O BMW iX5 Hydrogen é um veículo inovador em desenvolvimento, com alta autonomia, curtos tempos de reabastecimento (3 a 4 minutos) e zero emissões de CO2. A produção do sistema de célula de combustível é feita em Munique, Alemanha, com células obtidas da Toyota. A Toyota, por sua vez, passou a focar na produção de caminhões, ônibus e vans movidos a hidrogênio, que têm maior autonomia e são mais rápidos para reabastecer do que os veículos elétricos, como temos reportado. A empresa acredita que a tecnologia de hidrogênio ainda desempenhará um papel significativo na descarbonização dos transportes. Leia mais a respeito em artigo de 2023 no portal inglês Autocar.




🔔 Cadastre-se em www.carboncreditmarkets.com para todos os nossos valiosos insights, notícias e atualizações de mídia. E para divulgar suas iniciativas ou se estiver interessado em documentações e diligências relacionadas aos créditos de carbono do tipo NBS no Brasil, visite nosso novo portal, Busca Global https://www.busca.global


World Economic Forum. Global Risks Report 2025. Cover page.
World Economic Forum. Global Risks Report 2025. Cover page.

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page