Hoje é sexta-feira, 31 de maio de 2024.
A Fundação IFRS foi criada para desenvolver padrões de divulgação contábil e de sustentabilidade globalmente aceitas.
Estas normas são desenvolvidas por dois conselhos, o International Accounting Standards Board (IASB) e o International Sustainability Standards Board (ISSB).
Como você sabe, o ISSB lançou duas novas normas em junho de 2023, a IFRS S1 Divulgações Gerais Relacionadas à Sustentabilidade e a IFRS S2 Divulgações Relacionadas ao Clima (IFRS S2).
O que acontece depois?
Como são padrões globais, cada país disposto a adotá-los deve analisá-los com cautela em relação às especificidades locais.
Isto geralmente ocorre através de consultas públicas.
Dada a importância do tema, o IFRS criou um portal que indica consultas jurisdicionais em curso e já concluídas a nível nacional e supranacional sobre essas divulgações relacionadas com sustentabilidade e clima.
Aqui uma lista de consultas públicas atualmente abertas, indicando também a data de encerramento em 2024:
Canada, Canadian Sustainability Standards Board (CSSB), até 10 junho
Brasil, Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), até 13 junho
China, Ministry of Finance, até 24 junho
Brasil, Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), até 11 julho
Japão, Sustainability Standards Board of Japan (SSBJ), até 31 julho
Coréia, Korea Sustainability Standards Board (KSSB), até 31 agosto
Sobre as consultas jurisdicionais já encerradas, incluem Austrália, Filipinas, Hong Kong, Índia, Malásia, Nigéria, Paquistão, Reino Unido, Singapura, Turquia e União Europeia,
Toda esta informação é “fornecida com base nos melhores esforços e não deve ser considerada como uma lista completa”.
Clique na imagem abaixo para ter mais detalhes sobre essas consultas públicas. E saber como entrar em contato com a equipe de assuntos regulatórios do IFRS, caso seu país esteja fazendo algo em relação às IFRS S1 e S2, mas ainda não conste e gostaria de aparecer na lista.