top of page

Brasil, Programa Fazenda Sustentável da Frísia, parte 2: sobre os créditos de soja (valendo mais do que certos créditos de carbono) e a pegada de carbono do leite.

Segunda-feira, 26 de agosto de 2024.


Hoje comentaremos sobre dois assuntos muito interessantes: a pegada de carbono do leite e créditos de soja.


Trata-se, na verdade, de continuação do artigo publicado no último dia 23 de agosto, quando divulgamos o Programa Fazenda Sustentável da Frísia Cooperativa Agroindustrial (Frísia) apresentando em evento na cidade de Ponta Grossa, Paraná, Brasil.


No mesmo evento, Jean Andrusko da Frísia comentou também sobre a pegada de carbono do leite e os créditos de soja.


E gentilmente compartilhou conosco os slides apresentados, que você pode baixar a seguir.




A pegada de carbono do leite foi medida segundo o Cool Farm Tool (CFT) da Cool Farm Alliance. Segundo Jean, a Frísia entrou bem na disputa, com alguns produtores já atingindo 0,8 kg CO2 por litro de leite produzido.



Sobre esse assunto da pegada de carbono do leite e referências metodológicas, vide esses dois estudos:


Sobre os créditos de soja, o assunto aparece no slide 22 da apresentação. E no press release “Cooperado da Frísia comercializa créditos de soja sustentável”, de onde citamos:


“Cada tonelada de soja certificada é equivalente a um crédito. Jean Cesar Andrusko, especialista em Meio Ambiente da Frísia, explica que os créditos são disponibilizados em uma plataforma online, que é aberta a diversas empresas do mundo. Aquela que comprar pode atestar que adquiriu soja certificada, ou seja, sustentável.”


“Localizada no município de Teixeira Soares, nos Campos Gerais do Paraná, a Pau Furado fez história ao ofertar 2.281 créditos. Uma empresa localizada na Dinamarca fez a aquisição de um montante, com cada crédito sendo vendido a US$ 2,50, e outra empresa, da Alemanha, comprou o restante por US$ 2,80 cada”.


Surpreso com os créditos de soja? Pois saiba que também há créditos de milho.



Aqui alguns outros protocolos considerados pela cooperativa:


Por último, segue link para o Relatório Anual de Sustentabilidade 2023 da Frísia, trazendo vários indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), além de uma breve discussão sobre o tema materialidade. E tópicos específicos sobre “Inventário de emissões atmosféricas” (GRI 305-1 | 305-2) e “Diagnóstico de carbono em propriedades produtoras de leite”.


Muito interessantes essas ações da Frísia no setor agrícola, bem como as que reportamos há poucos dias no setor industrial.


Dão o tom de como clientes e consumidores estão evoluindo em alguns mercados internacionais.


Créditos de Soja e de Milho. Portal da RTRS Certification for Responsible Soy Production. Agosto 2024.
Créditos de Soja e de Milho. Portal da RTRS Certification for Responsible Soy Production. Agosto 2024.


 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page