top of page

Brasil, Programa Fazenda Sustentável da Frísia, parte 1: colocando ESG na prática para os cooperados.

Sexta-feira, 23 de agosto de 2024.


Na última terça feira, 20 de agosto, estivemos na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) para o evento “Fórum de Governança e Práticas ESG”, organizado pelo capítulo Paraná do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), referência no Brasil e uma das principais organizações no mundo em governança corporativa.


A economia de Ponta Grossa é uma das mais importantes e diversificadas do Sul do Brasil, concentrada no beneficiamento da soja e cereais, bem como no processamento de alimentos, bebidas, fertilizantes, insumos florestais (madeira, papel e celulose) e metalurgia.


No evento, várias apresentações e painéis para uma platéia numerosa e muito interessada, com conteúdo de vanguarda, “de gente que faz”.


Dentre as apresentações, destaque para a de Jean Andrusko, da Frísia Cooperativa Agroindustrial (Frísia), que apresentou ações práticas sendo desenvolvidas - e resultados positivos - de seus mais de mil cooperados.


Frísia - denominação que remete á província de Friesland no norte dos Países Baixos - foi fundada em 1925 por famílias holandesas que chegaram ao Brasil em 1911. Hoje atua em diferentes segmentos, com diversas unidades no Paraná, Tocantins e matriz em Carambeí.


Esse fantástico programa da Fazenda Sustentável consiste em 5 níveis de maturidade das operações de cada cooperado. Basicamente:


I - Rotinas trabalhistas, requisitos ambientais, dados cadastrais, implantação do 5s, coleta seletiva;


II - Destinação de resíduos, equipamento individual de proteção, treinamentos de segurança NRs, controles de insumos utilizados;


III - Gestão de documentos, gestão financeira, saúde ocupacional, segurança das instalações, boas práticas agropecuárias, depósito de defensivos, biosseguridade e controles zootécnicos;


IV - Manutenção e calibragem de equipamentos, controles operacionais, bem-estar animal, adequação tanques de combustíveis e lavadores de máquinas agrícolas;


V - Relacionamento com a comunidade local, biodiversidade, práticas sustentáveis, pegada de carbono, recomposição florestal, certificações de sustentabilidade.



Cada nível que o produtor cumpre garante uma bonificação.


Além de remunerações maiores, também trás vantagens competitivas em mercados cada vez mais exigentes, redução dos riscos associados ao negócio e melhor gestão da propriedade.


Clique na imagem abaixo para o press release “Frísia leva para o Tocantins o projeto Fazenda Sustentável”, onde pode ler mais a respeito.


Após o evento, conversamos com o Jean que pronta- e gentilmente compartilhou os 25 slides apresentados, com detalhes ainda mais interessantes. Na próxima segunda feira, 26 de agosto compartilharemos os slides com nossos leitores e abordaremos mais dois assuntos interessantíssimos apresentados pela Frísia:


  • a pegada de carbono do leite e créditos de soja.


Parabéns ao Capítulo Paraná do IBGC pela organização do encontro.



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page