Sexta-feira, 23 de agosto de 2024.
Na última terça feira, 20 de agosto, estivemos na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) para o evento “Fórum de Governança e Práticas ESG”, organizado pelo capítulo Paraná do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), referência no Brasil e uma das principais organizações no mundo em governança corporativa.
A economia de Ponta Grossa é uma das mais importantes e diversificadas do Sul do Brasil, concentrada no beneficiamento da soja e cereais, bem como no processamento de alimentos, bebidas, fertilizantes, insumos florestais (madeira, papel e celulose) e metalurgia.
No evento, várias apresentações e painéis para uma platéia numerosa e muito interessada, com conteúdo de vanguarda, “de gente que faz”.
Dentre as apresentações, destaque para a de Jean Andrusko, da Frísia Cooperativa Agroindustrial (Frísia), que apresentou ações práticas sendo desenvolvidas - e resultados positivos - de seus mais de mil cooperados.
Frísia - denominação que remete á província de Friesland no norte dos Países Baixos - foi fundada em 1925 por famílias holandesas que chegaram ao Brasil em 1911. Hoje atua em diferentes segmentos, com diversas unidades no Paraná, Tocantins e matriz em Carambeí.
Esse fantástico programa da Fazenda Sustentável consiste em 5 níveis de maturidade das operações de cada cooperado. Basicamente:
I - Rotinas trabalhistas, requisitos ambientais, dados cadastrais, implantação do 5s, coleta seletiva;
II - Destinação de resíduos, equipamento individual de proteção, treinamentos de segurança NRs, controles de insumos utilizados;
III - Gestão de documentos, gestão financeira, saúde ocupacional, segurança das instalações, boas práticas agropecuárias, depósito de defensivos, biosseguridade e controles zootécnicos;
IV - Manutenção e calibragem de equipamentos, controles operacionais, bem-estar animal, adequação tanques de combustíveis e lavadores de máquinas agrícolas;
V - Relacionamento com a comunidade local, biodiversidade, práticas sustentáveis, pegada de carbono, recomposição florestal, certificações de sustentabilidade.
Cada nível que o produtor cumpre garante uma bonificação.
Além de remunerações maiores, também trás vantagens competitivas em mercados cada vez mais exigentes, redução dos riscos associados ao negócio e melhor gestão da propriedade.
Clique na imagem abaixo para o press release “Frísia leva para o Tocantins o projeto Fazenda Sustentável”, onde pode ler mais a respeito.
Após o evento, conversamos com o Jean que pronta- e gentilmente compartilhou os 25 slides apresentados, com detalhes ainda mais interessantes. Na próxima segunda feira, 26 de agosto compartilharemos os slides com nossos leitores e abordaremos mais dois assuntos interessantíssimos apresentados pela Frísia:
a pegada de carbono do leite e créditos de soja.
Parabéns ao Capítulo Paraná do IBGC pela organização do encontro.