Hoje é terça-feira, 9 de abril de 2024.
Há poucos dias, a Bolívia inaugurou sua primeira planta de biodiesel, perto da Refinaria Guillermo Elder Bell, em Santa Cruz de la Sierra.
Projetada para produzir 1.500 barris por dia – cerca de 86 milhões de litros por ano – substituirá até 48% das importações de diesel do país.
O biodiesel é um combustível mais sustentável, de alta qualidade e com menores emissões de CO2. Na Bolívia será feito através da transesterificação de óleos vegetais. A matéria-prima da Usina I provém de plantações de espécies oleíferas, como soja, macororó, pinhão-manso, totaí, cusi, entre outras, que são produzidas na região. Outras novas fronteiras agrícolas também estão sendo consideradas e novos empregos serão gerados no setor agroindustrial boliviano.
Com investimentos de cerca de US$ 54,8 milhões, esta primeira usina foi construída pela petrolífera estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). Existem outras plantas industriais em construção:
a Planta de Biodiesel II em El Alto, com previsão de adição de 9.000 barris por dia,
a chamada Usina HVO - Óleo Vegetal Hidrotratado Renovável - que converterá óleo de cozinha em diesel renovável, e
a Usina Pirólisis para tratamento de lixo plástico.
Clique aqui para o press release do Ministério de Hidrocarburos y Energías de Bolívia. E aqui para o comunicado da YPFB sobre a inauguração da Planta de Biodiésel I.
Ainda sobre a Planta Biodiésel I, clicando na imagem abaixo você tem um vídeo de 3 minutos no YouTube (em espanhol) de Noticias Positivas de Bolivia.
No início de 2024, a YPFB divulgou que os equipamentos mais importantes da fábrica foram importados da Itália, Bélgica, Brasil, Índia, Paraguai, Peru, China, Argentina, Turquia, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Índia, Espanha e Suécia. Ou seja, um projeto verdadeiramente global.
A Bolívia tem pouco mais de 12 milhões de habitantes. Com uma área de 1.098.581 km2 (424.164 sq mi) a Bolívia é o quinto maior país da América do Sul, depois do Brasil, Argentina, Peru e Colômbia, e, ao lado do Paraguai, é um dos dois países sem litoral nas Américas (fonte: Wikipedia) .