A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos e vem sendo adotada por agricultores do Semiárido brasileiro, contribuindo para a produção agropecuária familiar e minimizando os riscos da agricultura dependente de chuva. Possui a função de reter a água da chuva que escoa em cima e dentro do solo, por meio de uma parede impermeável construída dentro da terra, bloqueando a descida das águas pelo "bedrock". A barragem subterrânea forma uma vazante artificial temporária na qual o terreno permanece úmido por um período de dois a cinco meses após a época chuvosa, permitindo a plantação mesmo em época de estiagem.
Trata-se portanto de uma tecnologia de inclusão, pois permite melhores condições de vida das famílias agricultoras, garantindo renda e segurança alimentar. A tecnologia esta alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ficando, em 2018, entre as iniciativas finalistas do Prêmio ODS Brasil, na categoria "Ensino, Pesquisa e Extensão".
Clique na imagem abaixo para saber mais sobre essas barragens subterrâneas, através de um vídeo com cerca de 5 minutos, mostrando os 3 tipos de barragens e suas condições.
E aqui para mais algumas outras referências a respeito:
Agradecemos à leitora Cecilia Damasceno pela dica da matéria.
Sobre soluções subterrâneas, vale lembrar nosso post sobre os Qanats, de agosto de 2022 "Sevilha: técnica de 1.000 anos atrás contra o aquecimento da cidade".