O Banco Central Europeu (BCE) publicou na semana passada uma série de novos indicadores estatísticos com o objetivo de ajudar a analisar e acompanhar os riscos relacionados ao clima no setor financeiro. “Precisamos entender melhor como as mudanças climáticas afetarão o setor financeiro e vice-versa. Para isso, o desenvolvimento de dados de alta qualidade é fundamental.” disse Isabel Schnabel, membro da Comissão Executiva do BCE.
Os novos indicadores são experimentais ou analíticos (nota 1) e dados - exclusivamente relativos à área do euro - abrangem três grupos, a saber:
Finanças sustentáveis. Visão geral dos instrumentos de dívida rotulados como “verdes”, “sociais”, “sustentáveis” ou “vinculados à sustentabilidade”. O volume mais do que dobrou nos últimos dois anos e cresceu muito mais rápido do que o mercado geral de títulos da área do euro. Apesar da falta de padrões aceitos internacionalmente, esses indicadores fornecem transparência e ajudam na transição para uma economia net zero.
Emissões de carbono financiadas por instituições financeiras. Informações sobre a intensidade em carbono das carteiras de títulos e empréstimos e sobre a exposição do setor financeiro a contrapartes com modelos de negócios intensivos em carbono. Resultados preliminares mostram que a maior parte das emissões financiadas por meio de ações ou títulos é mantida por fundos de investimento.
Riscos físicos relacionados com o clima. Análise do impacto de desastres naturais, como inundações, incêndios florestais ou tempestades, no desempenho das carteiras de empréstimos, títulos e ações. Embora o risco de vendavais afete amplamente as carteiras europeias, o risco de alta severidade é bastante baixo. Em contraste, o risco de danos e perdas tem sido elevado nas zonas costeiras e fluviais.
Clique na imagem abaixo para ler mais e ver detalhes dos indicadores estatísticos relacionados ao clima, desafios e dificuldades e, especialmente, as fontes de dados (combinação de dados existentes do SEBC Sistema Europeu de Bancos Centrais, outras fontes de dados disponíveis ao público e proprietárias).
Nota 1: Indicadores analíticos, conforme apresentado neste relatório, são dados em estágio de pesquisa e ainda não atingiram a qualidade adequada, mas já podem ser considerados relevantes se acompanhados com ressalvas adequadas. Sobre indicadores experimentais, uma descrição detalhada desta classificação está disponível no site do BCE.