Uma vida humana, 100 anos. A última Era do Gelo, há 20 mil anos. Quando as atuais reservas de petróleo, gás e carvão formaram-se na Era conhecida como Carbonífero … há 300-360 milhões de anos. E a Terra, formada há cerca de 4,5 bilhões de anos.
Clique na imagem abaixo para ver um vídeo (em inglês) curto e bem interessante da Probable Futures. Abaixo alguns trechos transcritos. Enfim, ciência por todos os lados. Para que tire suas próprias conclusões.
“Mas o clima nem sempre foi tão mundano. A atmosfera da Terra mudou gramaticalmente nos últimos 4,5 bilhões de anos. E os humanos existem apenas por uma pequena parte desse tempo.”
“Nos últimos 100 milhões de anos, a Terra esteve um pouco mais fria e muito mais quente do que hoje.”
“Por volta de 200 mil AC, a Terra era fria demais ... Mas as temperaturas mais baixas favorecem mamíferos de sangue quente, como nós.” … nossos primeiros ancestrais na África … “eles se moviam constantemente, parcialmente em resposta ao seu ambiente. Em seu mundo, os padrões climáticos eram instáveis”. … “Mudanças graduais na inclinação da Terra e na orientação de seu eixo fizeram com que as geleiras avançassem e recuassem. Sistemas iguais flutuavam entre quente e frio, férteis e áridos. Esse clima instável tornou muito arriscado para os humanos se fixarem.”
“Então, por volta de 10 mil AC, pessoas em comunidades completamente desconectadas começaram a construir assentamentos comunais. Este foi o início do que agora chamamos de Civilização”. … “Naquela época, a atmosfera entrou em um período de estabilidade com uma temperatura média que era ideal para os humanos” … “Esse período foi especial. E breve. Na verdade, representa apenas 6% do tempo em que os humanos andam pela Terra. Mas as pessoas na era moderna assumiram que isso é normal.”
“Mas nos últimos 250 anos, os humanos emitiram tanto carbono na atmosfera da Terra que a temperatura média global agora é mais alta do que desde o início da civilização. E se a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera continuar a aumentar, a temperatura média global em breve excederá a de qualquer outro momento da existência humana”. … “interrompendo o clima previsível que temos prosperado e tudo o que construímos sobre ele.”
“Quando alguém não está bem, perguntamos se está com febre. Se o corpo estiver 1°C mais quente, sente-se desconfortável. 2°C mais quente, estará sofrendo. E você se importaria. Mais quente do que isso, sua vida estaria em perigo."
“Nosso planeta já está com febre. Precisamos mudar”.
“Temos as ferramentas e as habilidades… usá-las efetivamente exigirá coragem, trabalho duro, imaginação e – o mais importante – um retorno à consciência sobre nosso clima”.