Hoje é terça-feira, 26 de março de 2024.
Carbon Credit Markets participou de duas reuniões recentes do Article 6 Implementation Partnership (A6IP), liderado pelo Governo do Japão, Ministério do Meio Ambiente:
14 de março, 3a Reunião dos Grupos de Trabalho e
19 de março, 3a Reunião Plenária.
Desde a última COP28 temos reportado sobre o status do artigo 6.º e o que esperar em 2024. Relembre as matérias, ainda com várias informações relevantes.
Basicamente, todos os principais intervenientes globais nos mercados de créditos de carbono estão focando na defesa e unindo forças sobre o tema. E comunicando, como nunca, o que têm sido feito.
Aqui está o que foi discutido na 3ª Reunião dos Grupos de Trabalho da A6IP:
Balanço dos progressos e realizações da aplicação do artigo 6.º
Troca de informações sobre os resultados das atividades de apoio do Artigo 6 realizadas por organizações parceiras
Ferramentas de capacitação A6IP e mais contribuições
E aqui o conteúdo da 3ª Reunião Plenária:
Atualização sobre as atividades do A6IP que se alinham com o programa de trabalho para implementação do A6 pelas principais organizações parceiras
Compartilhamento das lições aprendidas / melhores práticas, bem como desafios dos países parceiros
Promoção de sinergias para a implementação do Artigo 6.º
Aliás, foi ótimo ver A6IP, IETA, VCMI, Sylvera e Gold Standard juntos no último painel, discutindo "The vital roles of the private sector in accelerating the implementation of Article 6 / high integrity carbon markets".
Clique na imagem abaixo para acessar todas as apresentações e slides discutidos nesses dois encontros. Conteúdos relevantes.
Por último e por outro lado, esperávamos para o início deste ano novos desenvolvimentos relacionados à natureza jurídica dos créditos de carbono, do ponto de vista empresarial global e transfronteiriço. Sobre esse assunto, infelizmente precisaremos esperar mais alguns meses.