Hoje é sexta-feira, 26 de abril de 2024
É isso que a UN Climate Change espera com o anúncio, há poucos dias, da iniciativa global Art Charter for Climate Action (ACCA).
Mais especificamente, o objetivo é acelerar a transição do setor na redução das emissões de gases de efeito de estufa e inspirar a ação climática para além do setor, através da expressão artística e da inovação.
Significa também focar em toda a cadeia de valor do setor das artes visuais. Do frete internacional ao consumo de energia. Desde embalagens e reciclagem até iniciativas digitais.
A ACCA une uma ampla gama de partes interessadas do setor das artes visuais, incluindo artistas individuais, grandes museus, entidades comerciais a organizações sem fins lucrativos.
De acordo com o press release, esta Art Charter reúne mais de 1.000 membros em mais de 70 países empenhados em usar a criatividade, a informação baseada na ciência e a colaboração para criar mudanças em todo o sistema.
E na imagem abaixo, se tiver interesse em ingressar como membro da comunidade ACCA. Como parte da Comunidade ACCA, você registra seu interesse no desenvolvimento do Art Charter for Climate Action.
O ACCA Charter passa a fazer parte do UN Climate Change’s Entertainment & Culture for Climate Action Alliance (ECCA). Como você pode ler aqui, a ECCA tem objetivos e atividades ainda mais específicas, baseados no Acordo de Paris e em outras decisões importantes da UNFCCC. O envolvimento em ações climáticas pode acontecer de seis maneiras:
educação sobre mudanças climáticas
conscientização pública
treinamento
participação pública
acesso público à informação, e
cooperação internacional.