top of page

Após parceria com a ACX, trazida ao Brasil pela BlockC, a B3 passa a registrar créditos de carbono, inicialmente de projetos que seguem uma metodologia nacional, da Eccon e Reservas Votorantim.

Terça-feira, 24 de setembro de 2024.


O lançamento desse registro para créditos de carbono pela bolsa de valores brasileira foi anunciado na última quarta-feira, 18, durante o Brazil Climate Summit 2024 na Universidade de Columbia, aproveitando a chegada do Climate Week em Nova York e em paralelo à Assembléia Geral das Nações Unidas / Pact for the Future”, como reportamos ontem.


A parceria sobre a plataforma de negociação de créditos de carbono já havia sido anunciada pelas empresas em dezembro de 2023, durante a COP28 em Dubai, como indicam os press releases “B3 fecha parceria com ACX para lançamento de plataforma de negociação de créditos de carbono no Brasil” e “ACX Partners with B3 Connecting Brazil to the Global Carbon Markets”.


Atuando no mercado voluntário de carbono já há alguns anos e em vários países, a ACX (AirCarbon Exchange) apareceu várias vezes nas matérias de Carbon Credit Markets. 


Talvez uma mais interessantes tenha sido sobre a mudança de sua sede de Singapura para Abu Dhabi, "ACX agora na 1a. jurisdição a regular os créditos de carbono como instrumentos financeiros".


Já no Brasil, a ACX está desde 2022 trazida pela empresa de tecnologia blockchain BlockC, fundada por Carlos de Mathias Martins.


Sobre essa nova fase, Carlos destaca “quando a plataforma estiver totalmente operacional, o Brasil, já reconhecido por sua relevância no tema, conquistará ainda mais destaque globalmente”.



Naquela matéria tratamos na verdade de uma nova metodologia, a PSA Carbon Agro Perene, sobre a qual seus patronos, David Canassa, Orlando Nastri e Yuri Rugai Marinho, falam hoje, 24, em evento no âmbito da Climate Week de Nova York, “From Forests to Farms: Tackling the Environmental and Social Impacts of Food Production in Brazil”. 


Serão apresentados casos de fazendas que geram créditos de carbono. 


E amanhã, dia 25, os protagonistas citamos acima estarão juntos com Marcelo Stabile da ECCON na palestra “Brazil's Role in a Sustainable Future: Innovating Carbon Credits & Climate Solutions”.


Clique na imagem abaixo para o press release da B3 “Nova plataforma de negociação para incentivar a conservação de florestas no Brasil” de 18 de setembro de 2024.


Vale destacar que é na B3 que já desde 2020 são negociados os CBIOs (Crédito de Descarbonização), ativo ambiental que faz parte da Política Brasileira de Biocombustíveis, o Renovabio.



Brazil Climate Summit 2024. Da esquerda para direita David Canassa, da Reservas Votorantim, Janaina Vilella, Diretora de Sustentabilidade da B3, Yuri Rugai Marinho, da Eccon, e Carlos Martins, da BlockC/ACX. Foto divulgação BlockC
Brazil Climate Summit 2024. Da esquerda para direita David Canassa, da Reservas Votorantim, Janaina Vilella, Diretora de Sustentabilidade da B3, Yuri Rugai Marinho, da Eccon, e Carlos Martins, da BlockC/ACX. Foto divulgação BlockC

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page