top of page

Alemanha: A Estratégia Nacional para o Hidrogênio como Exemplo da Evolução Estruturada na União Europeia.

Hoje é terça-feira, 16 de julho de 2024.


A Estratégia Nacional para o Hidrogênio do Governo Federal da Alemanha visa aumentar a capacidade de eletrolisadores domésticos para pelo menos 10 GW em 2030 e tornar o hidrogênio mais acessível para utilização na descarbonização da indústria, da energia e do setor de transportes. Como referência, a capacidade de eletrólise alemã em 2022 era de apenas 0,057 GW. Ou seja, um enorme aumento esperado em 6 anos.


A Alemanha participa ativamente do desenvolvimento de cadeias de valor nacionais, europeias e internacionais para o hidrogênio e, como tal, está diretamente envolvida com o chamado Important Project of Common European Interest (IPCEI) Hydrogen programme.


IPCEI “Hy2Use” foi aprovado pela Comissão Europeia em setembro de 2022 e concentra-se em aplicações de hidrogênio no setor industrial, enquanto IPCEI “Hy2Infra” foi aprovado em fevereiro de 2024, com foco em investimentos em infraestrutura.


Logo em seguida, a Comissão Europeia deu luz verde ao financiamento de 24 projetos alemães de hidrogênio IPCEI. A Alemanha, incluindo outros seis Estados-Membros da União Européia - França, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal e Eslováquia - estão envolvidos na etapa Hy2Infra. Os projetos abrangem um total de mais de 2.700 quilometros de rede de gasodutos, mais de 3,2 GW de capacidade de produção de hidrogênio e quase 370 GWh em capacidade de armazenamento.


Clique na imagem abaixo para ver um resumo da Estratégia Nacional de Hidrogênio do Ministério Federal Alemão de Assuntos Econômicos e Ação Climática.


Como verá, a premissa é de que a demanda por hidrogênio na Alemanha aumente dos atuais 55 terawatts-hora (TWh) para 95-130 TWh até 2030. Os portos desempenharão um papel fundamental como locais de importação de hidrogénio. Como referência, vide o post de ontem.


Você também pode se interessar pelo artigo “Updating the National Hydrogen Strategy” pelo escritório de advocacia alemão Taylor Wessing.


Entre outras informações, exemplos citados como o de que a nova siderúrgica operada pelo maior produtor de aço da Alemanha consumirá 143.000 toneladas de hidrogênio por ano.


A cadeia de suprimento do hidrogênio na Europa ainda está numa fase inicial, mas as infraestruturas estão sendo preparadas para aumentar a oferta de hidrogênio renovável.


A Europa quer ser o primeiro continente climate-neutral até 2050. Significa daqui a 26 anos.


E seu país? Já executando transição energética semelhante? Como líder ou seguidor?


O post de amanhã será relacionada ao hidrogênio no Canadá.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page