Ano novo chegou e talvez tenha passado despercebido um importante desenvolvimentos na frente ambiental, social e de governança (ESG) brasileira.
Em dezembro 2022 a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a Prática Recomendada 2030 (PR 2030) - Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações. Trata-se de uma norma inédita, fruto de um amplo trabalho liderado pela ABNT na Organização Internacional de Normalização – ISO e desenvolvida pela Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256).
O objetivo do PR 2030 é auxiliar e orientar empresas e organizações na incorporação de práticas ESG e fornece diretrizes, modelos e critérios de avaliação.
O PR 2030 é “inclusivo”, ou seja, aplicável a todos os tipos de organizações, incluindo empresas públicas ou privadas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos, independentemente da sseu tamanho e setor de atividade. O documento serve apenas como orientação e não é mandatório, a menos que as leis e regulamentos brasileiros futuramente decidam incorporá-lo como referência.
Em lançamento organizado pela SECOVI SP e realizado na FIESP em 14 de dezembro de 2022, o presidente da ABNT destacou que "os aspectos ESG estão cada vez mais sendo considerados por agências de rating e outros stakeholders e, consequentemente, afetando o potencial de ganho dos investidores".
A Prática Recomendada está disponível no ABNT Catalógo ao custo de R$ 215,25 , mediante cadastro. Há também um curso online, ao custo aproximado de um salário mínimo.
Clicando na imagem abaixo você pode ver o video de lançamento* "Apresentação da ABNT PR 2030 – Ambiental, Social e Governança – ESG: Conceitos e Diretrizes para Modelo de Avaliação e Direcionamento ESG para Organizações" pela abntweb no YouTube.
* a apresentação da norma se inicia em 41:45, após os discursos iniciais ;-)