Sexta-feira, 04 de outubro de 2024.
Malaysian Bursa Carbon Exchange (BCX) começou a comercializar continuamente os certificados de energia renovável (RECs).
“Esta evolução representa um marco significativo à medida que o BCX expande a sua oferta comercial de créditos de carbono voluntários para agora incluir RECs voluntários.” indica o press release.
Após um leilão extraordinário no último dia 25 de junho de RECs de uma grande hidrelétrica, a Barragem Murum de 944 MW da Sarawak Energy, agora é possível comercializar RECs gerados também a partir de fontes solares fotovoltaicas, de bioenergia e de pequenas hidrelétricas.
Este anúncio acontece menos de 2 meses depois da BCX ter realizado o seu primeiro leilão de créditos de carbono, no dia 25 de julho, com créditos de carbono do Projeto de Conservação da Floresta Tropical de Kuamut. É um projeto que protege e restaura 83.381 hectares de floresta em Sabah, com previsão de evitar emissões, em média, ao redor de800.000 tCO2e por ano, além de benefícios sociais adicionais.
Quando a BCX foi lançada, foram indicadas diversas opções para projetos de crédito de carbono:
De base tecnológica: Energia renovável, Eficiência energética, Eliminação de resíduos, Gases industriais, Dispositivos domésticos, Transporte, Remoções de base tecnológica
Baseados na natureza: agricultura/carbono do solo, silvicultura, outros usos da terra, carbono azul
O próximo leilão de RECs da BCX está agendado para 28 de novembro de 2024. Os tipos de contrato oferecidos serão Contrato REC Solar (SRECv24), Contrato REC de Bioenergia (BRECv24) e Certificado de Energia Renovável Hidrelétrica (HRECv24). Clique na imagem abaixo para mais detalhes.
Se você é um comprador corporativo interessado, clique aqui.
Com uma população de 34 milhões de habitantes, a Malásia é ligeiramente maior que a Itália. O país é membro da OPEP+, grupo que representa cerca de 40% da produção mundial de petróleo. A Petronas, empresa petrolífera estatal da Malásia, é de longa data uma protagonista regional de projetos transfronteiriços de captura e armazenamento de carbono (CCS).