top of page

2/2025 Carbon Credit Markets briefing semanal: Incêndios em Los Angeles, OCPC-20 no Brasil, bancos norte-americanos. Atualizações Verra, Gold Standard e SBTi. Principais eventos no radar.

  • Art Dam
  • 13 de jan.
  • 2 min de leitura

Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025.


Na verdade, começando o ano com novo formato, frequência e com atualizações para 2025!


À luz dos recentes acontecimentos na Califórnia, onde os humanos, a natureza, o vento e o fogo criaram uma impressionante situação em Los Angeles, estamos revisitando um artigo de setembro de 2024 sobre aviões anfíbios canadenses. Estas aeronaves modernas estão se revelando cruciais no combate a incêndios de alta propagação, devido à sua rápida capacidade de recolha de água: 12 segundos para mais de 6 mil litros. Saiba mais aqui.

Amphibious aircraft DHC-515 FIREFIGHTER™ manufactured by De Havilland Aircraft of Canada (DHC).
Amphibious aircraft DHC-515 FIREFIGHTER™ manufactured by De Havilland Aircraft of Canada (DHC).

Também dos Estados Unidos, vários bancos decidiram deixar a Net-Zero Banking Alliance (NZBA), patrocinada pela ONU. Enquanto nenhum press release oficial da NZBA tenha sido divulgado ainda, confira aqui a lista atual de membros. São mais de 550 em todo o mundo.


O Brasil emitiu diretrizes técnicas para tratamento contábil dos créditos de carbono, licenças de emissão e créditos de descarbonização (CBIO). Trata-se da OCPC 10, indicada na Resolução 223 da CVM e passa a ser obrigatória para companhias abertas a partir de janeiro de 2025. Qualquer futura orientação emitida pelo IASB e relacionada ao tema poderá levar a ajuste da regulamentação brasileira.


A Verra revisou sua metodologia de cimento para créditos de carbono, enquanto a Gold Standard introduziu uma nova plataforma digital, além de ter sido aprovada como um programa elegível para a primeira fase do Esquema de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional (CORSIA) da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).


A SBTi (Science Based Targets Initiative) dá as boas-vindas a seu novo CEO David Kennedy, sendo um de seus principais objetivos a entrega de um padrão revisado que incorpore certificados de atributos ambientais, como créditos de carbono, certificados de atributos de energia e certificados de commodities. Isso está previsto para o início de 2026.


Após as atualizações da COP29, depois dos Emirados Árabes Unidos, do Brasil e da Suíça (pela primeira vez!), países como os Estados Unidos, o Botswana e o Uruguai também entregaram atualizações de suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).


O Grupo de Trabalho do Unidroit sobre Créditos de Carbono Verificados em breve deverá reunir-se novamente em Roma, Itália.


Fique ligado também nos próximos eventos globais, como o Fórum Econômico Mundial na Suíça #WEF25, Cúpula Mundial ESG na Arábia Saudita, G20 na África do Sul, #COP30 e reunião do #BRICS no Brasil.



🔔 Cadastre-se em www.carboncreditmarkets.com para todos os nossos valiosos insights, notícias e atualizações de mídia. E para divulgar suas iniciativas ou se estiver interessado em documentações e diligências relacionadas aos créditos de carbono do tipo NBS no Brasil, visite nosso novo portal, Busca Global https://www.busca.global

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

 • Weekly newsletters •

bottom of page