2/2025 Carbon Credit Markets briefing semanal: Incêndios em Los Angeles, OCPC-20 no Brasil, bancos norte-americanos. Atualizações Verra, Gold Standard e SBTi. Principais eventos no radar.
- Art Dam
- 13 de jan.
- 2 min de leitura
Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025.
Na verdade, começando o ano com novo formato, frequência e com atualizações para 2025!
À luz dos recentes acontecimentos na Califórnia, onde os humanos, a natureza, o vento e o fogo criaram uma impressionante situação em Los Angeles, estamos revisitando um artigo de setembro de 2024 sobre aviões anfíbios canadenses. Estas aeronaves modernas estão se revelando cruciais no combate a incêndios de alta propagação, devido à sua rápida capacidade de recolha de água: 12 segundos para mais de 6 mil litros. Saiba mais aqui.
Também dos Estados Unidos, vários bancos decidiram deixar a Net-Zero Banking Alliance (NZBA), patrocinada pela ONU. Enquanto nenhum press release oficial da NZBA tenha sido divulgado ainda, confira aqui a lista atual de membros. São mais de 550 em todo o mundo.
O Brasil emitiu diretrizes técnicas para tratamento contábil dos créditos de carbono, licenças de emissão e créditos de descarbonização (CBIO). Trata-se da OCPC 10, indicada na Resolução 223 da CVM e passa a ser obrigatória para companhias abertas a partir de janeiro de 2025. Qualquer futura orientação emitida pelo IASB e relacionada ao tema poderá levar a ajuste da regulamentação brasileira.
A Verra revisou sua metodologia de cimento para créditos de carbono, enquanto a Gold Standard introduziu uma nova plataforma digital, além de ter sido aprovada como um programa elegível para a primeira fase do Esquema de Compensação e Redução de Carbono para Aviação Internacional (CORSIA) da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).
A SBTi (Science Based Targets Initiative) dá as boas-vindas a seu novo CEO David Kennedy, sendo um de seus principais objetivos a entrega de um padrão revisado que incorpore certificados de atributos ambientais, como créditos de carbono, certificados de atributos de energia e certificados de commodities. Isso está previsto para o início de 2026.
Após as atualizações da COP29, depois dos Emirados Árabes Unidos, do Brasil e da Suíça (pela primeira vez!), países como os Estados Unidos, o Botswana e o Uruguai também entregaram atualizações de suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC).
O Grupo de Trabalho do Unidroit sobre Créditos de Carbono Verificados em breve deverá reunir-se novamente em Roma, Itália.
Fique ligado também nos próximos eventos globais, como o Fórum Econômico Mundial na Suíça #WEF25, Cúpula Mundial ESG na Arábia Saudita, G20 na África do Sul, #COP30 e reunião do #BRICS no Brasil.
🔔 Cadastre-se em www.carboncreditmarkets.com para todos os nossos valiosos insights, notícias e atualizações de mídia. E para divulgar suas iniciativas ou se estiver interessado em documentações e diligências relacionadas aos créditos de carbono do tipo NBS no Brasil, visite nosso novo portal, Busca Global https://www.busca.global