12ª semana CCM 2025. WEF e a Omnibus da EU, Audiência Pública da SBTi, Ecosystem Marketplace e o valor justo para as florestas no mercado de carbono; World Intellectual Property 2024, Eventos e mais.
- Art Dam
- 30 de mar.
- 4 min de leitura
Segunda-feira, 31 de março de 2025.
World Economic Forum Comenta a Proposta Omnibus da União Européia; SBTi Finalmente Coloca seu Corporate Net-Zero Standard para Revisão em Audiência Pública; Ecosystem Marketplace propõe cinco ideias disruptivas para garantir um valor justo para as florestas no mercado de carbono; World Intellectual Property Indicators 2024 mostra gente que faz; alguns importantes eventos como Climate Action for People and Nature: Gold Standard Conference 2025, a I4C Innovate4Climate 2025 e a Hydrogen Expo South America 2025 e Carbon Capture Expo South America, além de oportunidades como Chefe de Comunicação na IPCC e Gold Standard Masterclass Series.
Mas antes disso, sabia que nossos artigos também estão disponíveis em vídeo e audio? Clique aqui para o YouTube, aqui para o Spotify e experimente.
MUNDO
WEF Comenta a Proposta Omnibus da União Européia.
Já há algumas semanas, Carbon Credit Markets tratou dessa proposta combinando várias sugestões de alterações nas regras de sustentabilidade da União Européia (UE). Pois agora é o World Economic Forum (WEF) que faz a análise, destacando preocupações sobre incertezas regulatórias e possíveis retrocessos nos esforços e enfraquecimento dos padrões de sustentabilidade.
Apesar de buscar aliviar a carga administrativa, especialmente para pequenas e médias empresas, existem preocupações sobre a dificuldade de adaptação às novas exigências, agravada pela falta de recursos ou expertise. Esses desafios podem comprometer os objetivos climáticos e sociais da UE.
A proposta será debatida no Parlamento Europeu e no Conselho, passando por ajustes e consultas públicas com stakeholders antes da aprovação e implementação, com monitoramento subsequente para equilibrar simplificação administrativa e padrões de sustentabilidade.
Leia aqui o artigo do WEF.
GOVERNANÇA CLIMATICA
SBTi Finalmente Coloca seu Corporate Net-Zero Standard para Revisão em Audiência Pública.
A Science Based Targets initiative (SBTi) é uma organização que promove a ação climática corporativa através do estabelecimento científico de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa.
Essa revisão já era esperada e busca acelerar a descarbonização corporativa ao:
Escopo3, abordar as significativas barreiras relacionadas à cadeia de valor
Financiamento climático, incentivá-lo associado a remoções de carbono e mantendo foco na redução de emissões
Economias emergentes, facilitar o processo de definição de metas
Metas, promover novo modelo de validação e monitoramento
Os comentários recebidos tanto na consulta pública quanto de grupos de trabalho de especialistas e testes piloto, subsidiarão as propostas de alterações, antes da aprovação final do padrão. Isso está previsto para o início de 2026.
Clique aqui para a audiência pública.
CREDITOS DE CARBONO
Ecosystem Marketplace propõe cinco ideias disruptivas para garantir um valor justo para as florestas no mercado de carbono.
Artigo traz proposta para fechar a lacuna entre o preço de mercado e o valor real das florestas, promovendo maior justiça para os países e comunidades que dependem delas.
Nesse sentido, o texto explora soluções inovadoras, como estruturas de pré-pagamento, para aumentar os benefícios diretos às comunidades florestais e reduzir os custos de financiamento.
“Não podemos alcançar as metas climáticas sem as florestas, que absorvem quase um terço das emissões de combustíveis fósseis emitidas pelos humanos a cada ano. Elas estão entre as soluções climáticas mais econômicas disponíveis. No entanto, o apoio financeiro para as florestas continua sendo um desafio constante: os créditos de carbono do programa REDD+ ainda são comercializados por menos de $10 por tonelada, muito abaixo dos $30-50 por tonelada estimados pelo UNEP como o custo real para a proteção florestal em larga escala e de alta integridade.”
Não deixe de ler aqui.
CIENCIA E TECNOLOGIA
World Intellectual Property Indicators 2024 mostra gente que faz.
Recém-publicado, o relatório World Intellectual Property Indicators 2024 destaca um crescimento expressivo nas patentes voltadas à tecnologia climática, com ênfase em áreas como energia renovável, captura e armazenamento de carbono e eficiência energética.
Os pedidos de patente relacionados a energia solar, eólica e outras fontes continuam aumentando de forma constante, tendo chegando a quase 45.000 registros. Energia solar representou mais da metade (54,4%) de todas as solicitações relacionadas à energia.
O documento aponta que países como China, Estados Unidos e Alemanha lideram os registros de patentes nesse setor, evidenciando investimentos robustos em inovação tecnológica e políticas de incentivo, como subsídios e créditos fiscais.
Outro aspecto relevante abordado é o aumento no registro de marcas relacionadas a produtos, soluções ecológicas e serviços sustentáveis. Essa tendência reflete a crescente demanda dos consumidores por práticas empresariais mais responsáveis e comprometidas com a sustentabilidade.
Clique aqui para acessar o relatório.
EVENTOS
📍🇫🇷 5 - 6 junho | Climate Action for People and Nature: Gold Standard Conference 2025, Paris. Painéis especializados e workshops interativos divididos em dois temas principais: "Navigating Credible Climate and Nature Action" abordando estratégias climáticas e ambientais com impacto social e "Scaling Projects for Real-World Impact" sobre ferramentas para financiamento, aprimoramento de medições e acesso a mercados como o Artigo 6 e CORSIA. interesse? Clique aqui.
📍🇪🇸 10 - 12 junho | I4C Innovate4Climate 2025, Sevilha, Espanha. Sobre os últimos insights sobre mercados de carbono e precificação de carbono nas áreas de finanças, mercados, políticas e tecnologia. Detalhes aqui.
📍🇧🇷 11 - 12 junho | Hydrogen Expo South America 2025 e Carbon Capture Expo South America, Rio de Janeiro, Brasil. Inovação, networking e oportunidades de negócios nos setores de energia limpa, descarbonização e captura de carbono. Acesse o portal.
OPORTUNIDADES
🎓🇫🇷 IPCC, Chefe de Comunicação em Unidade de Suporte Técnico de Grupo de Trabalho. Para liderar esforços de comunicação científica sobre mudanças climáticas. Em Gif-sur-Yvette, na França. Detalhes aqui.
🎓🖥️ Gold Standard Masterclass Series. Os mercados de carbono podem ser complexos, especialmente para os iniciantes na área. Saiba como o mercado se desenvolveu nas últimas três décadas, como projetos de carbono são financiados e podem ser desenvolvidos sob o Artigo 6. E muito mais. Aqui mais detalhes.
Gostou? Cadastre-se em www.carboncreditmarkets.com para todos os nossos valiosos insights, notícias e atualizações de mídia. E para divulgar suas iniciativas ou se estiver interessado em documentações e diligências relacionadas aos créditos de carbono do tipo NBS no Brasil, visite nosso novo portal, Busca Global .