há 5 dias2 min

Malaysian Bursa Carbon Exchange, leilão inaugural de certificados de energia renovável e os primeiros créditos de carbono baseados na natureza daqui há poucos dias.

Hoje é terça-feira, 02 de julho de 2024.

Bursa Carbon Exchange da Malásia (BCX) realizou com sucesso o seu leilão inaugural de certificados de energia renovável (RECs) em 25 de junho de 2024.

De acordo com o press release, o leilão online viu 15 compradores de vários setores adquirirem um total de 268.800 Certificados HRECv24.

HRECv24 são RECs oferecidos pelo BCX gerados a partir de usinas hidrelétricas localizadas na Malásia do ano de 2024 (safra).

O preço foi de RM 4,50 por REC, um pouco abaixo de US$ 1.

A empresa Sarawak Energy foi a fornecedora dos RECs, relacionadas à sua barragem hidrelétrica de Murum com capacidade instalada de 944MW, “o primeiro projeto de energia sustentável em grande escala” daquele país.

É importante mencionar que em 8 de novembro de 2023 a Sarawak Energy recebeu validação de sua meta de redução de emissões de curto prazo pela Science Based Target initiative (SBTi). A aprovação colocou a Sarawak Energy entre as 2.079 organizações em todo o mundo cujas metas receberam a aprovação da SBTi em 2023, tornando-a a primeira grande empresa na Malásia a obter tal validação.

O próximo leilão do BCX acontecerá em 25 de julho de 2024, no qual a Malásia oferecerá seus primeiros créditos de carbono baseados na natureza do Projeto de Conservação da Floresta Tropical de Kuamut. Este projeto de carbono florestal protege e restaura 83.381 hectares de floresta tropical em Sabah, além de trazer benefícios sociais. Espera-se que este projeto economize em média 800.000 tCO2e por ano.

Ótimo ver a Malásia protagonista nessas questões globais.

Clique na imagem abaixo para ver o press release da BCX. Inclui os nomes dos 15 licitantes vencedores.

A Malásia lançou o BCX no final de 2022, conforme relatado por Carbon Credit Markets.

E o país não é o único ativo com Carbon Exchanges na Ásia. Lembre aqui.

#malaysia

#carboncredits

#carboncreditmarkets